Não é porque é feito na web que tem que ser feito de qualquer jeito.

25/06/2016

05 sites para ler e postar Web Novela/Fanfic


Por volta de 2005/2006, o Orkut propagou a leitura e a escrita de Web Novelas na internet. Muitas pessoas se beneficiaram dos fóruns da rede social e criaram comunidades especificas para quem gostasse de escrever versões alternativas de suas novelas/séries favoritas ou criar textos originais. Mas com a queda do Orkut, muitos vêm criando blogs para exibir sua criatividade. Será que ainda não há um lugar a altura do Orkut para isso? A resposta é sim, e são vários!
 

Univision 

“A Univisión é uma emissora de televisão americana que transmite sua programação em castelhano. O sinal da emissora pode ser recebido também no México e em Porto Rico. A Univisión é a maior cadeia de televisão em espanhol dos Estados Unidos.” Fonte:Wikipédia
O aspecto do site oficial é típico de um site de emissora. Notícias, esporte, programação e música. Mas o que nos interessa no site da emissora é o fórum. Ele tem se destacado em debates de diversos assuntos e postagem de Web Novelas. Foi meu primeiro contato com o mundo das fanfics em 2006/2007. Univisión ainda está firme e forte. 
É um local em que Fanfics do RBD prevaleceram por anos (e ainda se destacam), mas hoje em dia há bastantes fanfics diferentes e é quase parecido com Orkut, com óbvias limitações.
Uma pequena busca no fórum e nós descobrimos várias seções. Uma delas é o de Web Novelas! Mas se você não está a fim de garimpar ou não sabe ler em espanhol, pesquise no Google “Web Novelas Univision” e virá uma enorme lista de coisas para se ler em português. Se caso não houver problema algum em ler em espanhol, acesse este link e seja feliz.

Se cadastrar é fácil! No lado direito no topo tem a opção “login” e “cadastro”. Use um e-mail válido e seja mais feliz ainda. Ah! Lembrando que se quiser postar a sua web, NÃO PRECISA TRADUZIR PARA O ESPANHOL! Há muitos leitores brasileiros por lá. Se sua história for boa, eles aparecerão. O começo é sempre difícil, devo ressaltar. 

Fanfics Brasil 

Depois do Orkut, este se tornou meu segundo lugar favorito por conta da organização do site, da interação entre o site e os escritores e da interação entre escritores e leitores. Mas os traumas ainda são muito enraizados e se você não tiver um português agradável – veja bem, eu não disse perfeito, eu disse agradável – pode não ter leitores. 
Gosto mais desse visual, pena que mudaram!
No entanto, mesmo os apaixonados por Vondy (trauma que relaciona Christopher e Dulce) leem com prazer uma fanfic Uckerroni (trauma que relaciona Christopher e Maite) se for bem escrita e com uma narração boa. No mais, eu recomendo! 
Tenho conta lá, mas só uso para ler e até isso é fácil. Devo ressaltar que o que me impede de escrever lá é que é a terra das Vondys – ou falta de coragem mesmo ¬¬. 
A Fanfic Brasil é uma rede social que promete crescer mais e mais. Foi criada em 2011 e tem um visual bem light – hoje está azul – e isso foi uma das coisas que me atraíram. 
Para se cadastrar lá, basta usar um e-mail válido e ser feliz o/. Ah, quase me esqueço. A pesar dos traumas como RBD&Cia, o site têm outras opções como animes, por exemplo. Sugiro visitá-los também. 

Nyah! Fanfiction 


A pesar de não estar no topo desta lista, Nyah! é mais conhecida e veterana. É famosa pela falta de preconceitos sobre temas abordados e por sua constante vontade de ajudar a melhorar o português de seus escritores. Este último fica claro pelo fato de que, ao acessar a página inicial, é visto “curiosidades” sobre como duas palavras parecidas possuem significados e contextos diferentes, por exemplo. 
Foi criada em 2005 e creio que este seja o primeiro site brasileiro voltado para fanfics em geral e que permanece firme e forte. Em minha humilde opinião, é um excelente lugar para postar Web Novela e Fanfic, pois há leitores para todos os gostos. 
MAS ATENÇÃO: O site é um lugar onde o suporte e a ajuda ao português rola a solta, então dê uma olhadinha primeiro nas seções de ajuda da moderação e NUNCA post sem antes passar aquele pente fino no seu português. A galerinha lá não é exigente, mas eles não leem uma história que, aparentemente, foi escrita sem zelo. Vale observar que lá as fanfics mais comuns são baseadas em Fandons mais famosos, porém, nada te impede de postar uma original e fazer sucesso.
O negócio é tentar e ser perseverante!
Para se cadastrar basta ir ao canto superior direito e clicar em cadastro. Use um e-mail válido e tenha uma vida próspera. 

Fanfic Addiction 

Pouco conhecida, mas tão experiente e veterana quanto a Nyah!. Particularmente só dei um passeio pelo site e uma pequena avaliação me mostrou que há um suporte de coordenadoras e revisoras dispostas a revisar cada capítulo da sua fanfic antes de postá-la. O site também ganha pontos no quesito visual limpo, mas ganha das outras já mencionadas em um quesito bem legal: Fics interativas
Se você nunca viu uma fanfic que antes de te apresentar o primeiro capítulo abre várias caixinhas perguntando seu nome, nome do seu amigo e etc. e talz, então não sabe como é ter uma história falando de você (u.u)
Como é, menina?!

Vou explicar melhor. A característica marcante e sensacional é que, ao clicar em uma fanfic para ler, abre-se uma nova janela em branco e começa a carregar, mas esta janela espera a caixinha de diálogo que se abriu em conjunto ser encerrada ou respondida. Não tenha medo de responder as perguntas, pois suas respostas tornarão a fic muito mais próxima de você do que você imagina. No entanto, essa característica implica em limitar as fics. 
Não é qualquer uma que tem esse privilégio, pois deve seguir às regras atentamente. Além do mais, não é o próprio autor que a posta, o que torna tudo um padrão. Mas o melhor disso tudo é que, como a equipe é experiente, quase não vemos pérolas, mas sim, coisas boas. Eu indico para quem quiser ler ou postar uma fanfic interativa. Como sou apegada com os nomes e as características de meus personagens, vou ficar só na leitura mesmo. 
Para saber mais, leia sobre como mandar a sua fanfic e tire bons frutos disso tudo. 

AnimeSpirity (Atual Social Spirit)


O mais legal de começar a escrever este artigo foi descobrir sites VETERANOS e de qualidade que eu não conhecia. Um deles é o AnimeSpirity. 
Assim como o Fanfic Brasil, o AnimeSpirity é uma rede social que reúne escritores e leitores de fanfics. A diferença é que há um foco óbvio e explicito no próprio nome: Anime (embora tenham muda o nome, este foco ainda permanece). Por mais que seja aberta para outras culturas e musicais, é um ótimo lugar para ler e postar suas fanfics baseadas em animes e similares. 
Não dependem da equipe para postar, mas devem seguir as regras. Como ainda estou em processo de conhecimento e adaptação com o site, não posso falar muito sobre ele, mas recomendo para as pessoas que curtem Doramas e originais que possuem como base os animes. 


Há sites realmente focados em fandons de filme/série – como Harry Potter e Crepúsculo – e há outros que tem o mesmo objetivo dos já citados. Com o tempo vou falando deles aqui. 

OBS: Todos os sites mencionados aqui foram de livre e espontânea vontade por desejo de recomendá-los, sem fins lucrativos e nem vinculo publicitário com os mesmos. Se você tem um fórum ou site que trabalha com Web Novelas e Fanfics, mas não está na lista, deixe o link nos comentários e irei analisar com carinho.


Esta lista foi montada em dezembro de 2014. Qualquer erro de informação foi corrigido e/acrescentado conforme a reedição. Se você viu algo que não bate, por favor, avise-nos para correção.

7 comentários:

  1. Concordo com vc. O Unvision e o Fanfic Brasil foram meus primeiro sites de web novelas e até hoje leio tudo e escrevo la, principalmente devido ao peso de webs RBD :). Ótimas referências que vc citou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Agora que estou me entendendo com a nova forma de comentários do blogger, desculpe responder somente agora!
      RBD alavancou o mundo das webs! Que bom que você curtiu a postagem e obrigada por comentar <3

      Excluir
  2. Confira no Portal TNE Plus minha Web Novela PRISIONEIRA DO AMOR http://portaltneplus.blogspot.com.br/2016/09/tneweb-novela-prisioneira-do-amor.html

    ResponderExcluir
  3. O Fanfiction.NET tbm é bem famoso florzinha. E mais antigo que esses outros sites, já se consolidou tanto que muitos autores famosos vieram de lá u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim sim. tambem achei muito estranho o fanfiction.net nao estar na lista. é o mais famoso de todos. comecei a ler/escrever lá, embora as historias no spirit sejam mais bem recebidas por parte dos leitores

      Excluir
  4. Sabe qual é o melhor para ler e escrever Fanfics? É aquele que você tem total liberdade de escrever,

    de poder postar imagens, vídeos, fazer amizades, se comunicar com outros usuários pelo chat privado,

    ter colaboradores para te ajudar a escrever a Fanfic, álbum de fotos, banco de imagens próprio para

    usar nas fanfictions, comentar, responder aos comentários, e sem ninguém para liberar os seus

    capítulos. É só Postar o capítulo e ele estará publicado.

    Sabe quem te proporciona tudo isso? Fanfics Brasil

    Acessem e confiram https://fanfics.com.br

    ResponderExcluir
  5. TEMOS UM GRUPO NO WHATSAPP DE "WEB NOVELAS E PROGRAMAS" Lá os autores escondidos da Internet poderão mostrar seu trabalho para muitos leitores fãs de Web novelas.
    É só entrar em contato (11) 969458853 Brunoh

    Entrem e convide seus amigos

    ResponderExcluir