Não é porque é feito na web que tem que ser feito de qualquer jeito.

26/06/2016

Como fazer uma capa para minha fanfic no PhotoScap


Bom, no ano passado a Layla fez um tutorial super bacana de como fazer uma capa para a minha fanfic, ela ensinou no Photoshop um modelo básico e ainda deu uma introdução explicando a importância de ter uma capa na sua fanfic. Se você quiser ler essa intro, dá uma passada lá.
OBS: O artigo citado será refeito. Logo, logo iremos trazê-lo para você.
E como já temos um tuto maravilhindo de como fazer uma capa para fanfic no Photoshop, resolvi trazer outro tuto, só que para o PhotoScape, um editor de imagens gratuito e básico que, nas mãos certas, faz maravilhas!

COMO BAIXAR E INSTALAR O PHOTOSCAPE?

A primeira coisa que vamos precisar para esse tutorial, é ter o programa instalado em seu PC. É muito simples, acesse o site oficial do PhotoScape e clique no botão verde. Clique no outro botão verde e aguarde o download começar e terminar.

PROCURANDO A IMAGEM


Agora vamos partir para o tutorial propriamente dito.
É muito importante ter uma ideia exata do que você quer reproduzir na sua capa. Tenha anotado perto de você um resumão da história, gênero e classificação. Anote, também, os estilos de imagens que você deseja. Depois disso, vamos partir para o ataque!

No Google (passível de direitos autorais)


As buscas das imagens podem ser feitas no Google da vida, mas se fizer isso, configure sua busca para uma qualidade de imagem superior. Imagens de baixa qualidade tornam qualquer trabalho perfeito em um trabalhado ruim.
Segue as configurações para o tio Google:
  • Clique em Ferramentas de pesquisas > Mais ferramentas;
  • Defina como Mostrar Tamanho;
  • Em tamanho, cloque Grande.
Pronto, assim você sabe exatamente o tamanho das imagens que gostou, e também só virão imagens em Alta Resolução. É importante a resolução? Sim. Muito importante.

Em banco de dados gratuitos (livre de direitos autorais)

As melhores imagens, com resoluções não questionáveis, são os de banco de dados. Pinterest não está listado aqui, ok?
Mas como encontrar sites legais? O blog Marketing de Conteúdo (que encontrei em minhas andanças no Google), listou 103 sites que fornecem imagens gratuitas.
O segredo para achar imagens nesses bancos são as chamadas palavras-chaves, ou palavras de pesquisa, para ficar melhor de entender. Uma palavra irá te trazer um apanhado de imagens relacionadas com ela e se você não achar em um site, há outros 102 para buscar (boa sorte). A manha é saber qual a nacionalidade do site, porque se ele for site inglês, você terá que pesquisar em inglês. Google Translator vai te ajudar nisso, já que é só por palavra.

Em outros sites

Sempre recomendo sites gratuitos, assim, você não terá problemas com direitos autorais. Mas se, por ventura, a imagem perfeita está no Pinterest ou Devianart, por exemplo, procure o artista original dela e pergunte se pode usar a imagem. Sim, você precisa pedir autorização (u.u).
Depois faço um artigo explicando esses paranauês de imagens, vamos ao que importa.
A imagem que escolhi foi esta:
Para baixar esta imagem, escreva o endereço como está no print.

FAZENDO MINHA CAPA NO PHOTOSCAPE


Abra o PhotoScape e clique na opção Editor. Uma tela cheia de possibilidades se abrirá!
Agora vamos definir o tamanho do modelo em que vamos treinar. Como foi disto neste artigo(vamos reupar este artigo também, calma), existem dois tipos de capas: Horizontal e Vertical.
Eu sempre faço na vertical.
As medidas variam de site para site, mas, por padrão, eu faço 800 de largura por 1500 de altura. Porque isso tudo? Porque alguns sites só aceitam em JPEG e isso reduz qualidade, além do nosso amado Facebook também reduzir em qualidade. Ao fazer maior do que precisa, você vai diminuir proporcionalmente a imagem e manter o máximo de qualidade possível.
Vamos definir isso agora. 
Clique em Menu > Nova foto e coloque o tamanho que deseja. Depois, clique em ok
Como puderam ver em Cor, ele não tem a opção de deixar o fundo transparente, por isso, se você quiser fazer imagens sem fundo, veja o vídeo abaixo, OU, espere um novo tutorial com o PhotoFiltre.

Continuando… Note que nossa barrinha do menu agora está cheia de opções.
Clique em Objeto > Fotografia (a montanha) > Foto e carrega a imagem que escolheu.
Note que surgiu uma caixinha perguntando se deixa a imagem como está. Clique em Ok.
Arraste a imagem para a posição que você deseja e ajuste no espaço. Você pode girar, crescer proporcionalmente ou diminuir, multiplicar e apagar usando apenas as bordas pontilhadas, o sinal de mais e o xis nas laterais. Antes de seguir, brinque um pouco com essas ferramentas para se habituar.
No meu caso, aumentei a imagem e ajustei no topo. A partir daqui, vou citar exatamente o que fiz.
> Clique em Foto+Objeto e marque Combine sua foto com…; Clique em ok.> Abra a segunda imagem do mesmo jeito que abriu a primeira.
Taty, que imagem? Volta na opção de pesquisa no Google, use aqueles termos e configuração e você achará a segunda imagem que desejar.
> Ajuste a imagem de forma que ela cubra todo o quadro sem cobrir a primeira imagem.> Dê dois cliques na borda da imagem e mude a opacidade para 193. Clique em ok.

> Combine as fotos mais objetos.
Agora vamos tirar essa linha reta que ficou na divisão das imagens. Dê zoom na imagem clicando na lupa. Coloquei em 75% para melhor visualizar. Perceba que abriu uma janelinha pequena mostrando em que parte o zoom está. Com a mãozinha do mouse, ajuste ali o espaço em que você quer dar atenção.
Zoom nos trinques, vamos adicionar um detalhe do próprio do PhotoScape para quebrar essa sensação. Mas você pode abaixar alguma imagem render (sem fundo) para substituir isso.
> Clique em Objeto.> Escolha Modo de Linha Reta e configure como no print:

> Clique de uma dimensão até a outra de forma que os pontos das extremidades estejam dentro do quadro. Se fizer e errar, basta dar Ctrl+Z ou clicar em desfazer no canto direito.> Quando terminar, clique em Foto+Objeto, escolha Combinar sua foto.
Agora vamos colocar um filtro de cor. E antes que me pergunte se dá, é claro que dá!
O Filtro de cor serve para mudar as tonalidades em nossas edições. Eu resolvi que quero mudar a tonalidade para casar os tons de cor entre as imagens.
Vamos lá, já estamos terminando!
Na nossa barra de menu, clique em início. Estas opções são usadas para tratar as imagens. E porque não as usei antes? Porque eu não quis u.u ~mintira, é que tinha esquecido mesmo xD
Vamos escurecer para que ela não cegue as pessoas depois que a gente colocar os efeitos claros. 
>Clique na setinha em Brilho, Cor e escolha Aprofundar > Alto.> Volte para às opções de Brilho, Cor e vá em Escurecer > Alto.> Ainda em Brilho, escolha Melhorar Contraste > Médio. Depois vá em Curva de Cor e tente deixar como no print, ou no tom escuro mais próximo. 

E agora vamos adicionar nosso “Filtro de cor” tabajara. 
> Clique em Efeito de Filme (clique no nome) e esta janela se abrirá para você:

Aqui vem a diversão e olho observador. Cada quadrado desse é um efeito, no lado direito é a pré-visualização de como sua montagem vai ficar se você escolher aquele efeito. Simples, não? Basta passar o mouse esperar carregar do lado.
> Escolha o efeito Provia, clique nele e dê Ok.
E para finalizar, senhoras e senhores, vamos colocar o título. O maior erro de quem edita no PhotoScape é na hora de decidir o estilo do título. Eu, que não sou boba, escolhi um título muito impactante. Veja:

> Para adicionar seu título, clique no T e escreva na caixa em branco. Se for um título grande, escreva primeiro o que você quer na primeira linha. Clique em ok, e clique outra vez no T, escreva a outra linha e dê ok. Um vai sobrepor o outro, é só usar o mouse para separar/arrastar.
Nosso quadro está lotado de informações e o título vai ficar atirado de qualquer jeito, mesmo que você queime os neurônios para ajustar tudo. Por isso, vamos escolher um render de papel rasgado para servir de fundo para ele.
Quando você pesquisar por ele, vai achar como papel rasgado png.
> Abra a imagem em Fotografia > Foto e dê ok.> Gire a imagem até ela ficar de cabeça para baixo. Dê dois cliques nela e diminua a opacidade para 198. Dê ok e ajuste-a embaixo da linha que fizemos. Se precisar, aumente o papel.> Traga o título para frente clicando nele com o botão direito e escolhendo Frente. Ajuste o título por cima do papel sem sair de dentro dele.
Agora vamos enfeitar o título. Eu escolhi um tom amarronzado por causa das cores predominantes da imagem, mas você escolhe a cor que quiser. Eu também não quis colocar o nome do Autor no topo para não “agredir” a ilustração.
> Para editar seu quadro de texto sem ser atacado pela edição do papel, clique duas vezes na borda pontilhada do texto, não dentro dele.
Eis as configurações do título:

A configuração do Autor é igual, apenas seu tamanho que está como 88. Para achar a cor, clique no quadro de cor, ao lado da configuração de fonte, escolha More Color e coloque os números em:
Vermelho – 172Verde – 128Azul – 68
Para encerrar, vamos colocar a capa no tamanho certo.
> Clique em fotos + objetos, combine tudo e dê ok.
>Vá para o início e em Redimensionar, escolha Reduza ao mais longo comprimento: Escolha aqui a altura que quer que sua capa fique.
> Clique em salvar e coloque a qualidade em 100%. Depois, Salvar Como, escolha sua pasta.
E pronto! Sua capa está pronta.


Note que o que tornou a edição simples foi a escolha de imagens, sendo assim, você não precisa ser o gênio da edição para conseguir uma capa que te agrade.

Gostou? Deixe nos comentários quais são as tutoriais de designer que você quer ver aqui.
Aproveita e vai no nosso grupo do Facebook mostrar o resultado da sua edição!

1 comentários:

  1. Amei, me ajudou um pouco em relação a fazer capas para fanfics <33

    ResponderExcluir