Não é porque é feito na web que tem que ser feito de qualquer jeito.

22/12/2016

Como personalizar o visual do LibreOffice


Que o Word é o editor de texto mais usado, além de custar dois rins, é algo completamente indiscutível. Mas quem não tem como instalar o bendito fica sem ver nem eira nem beira, certo?
Embora o mais utilizado, não é o único no mercado, mas sua praticidade e visual faz com que muitos se vejam sem opção.
Entretanto, existe uma opção 100% gratuita, instalável no Mac, Windows e Linux e muito personalizável! O LibreOffice é o segundo melhor editor de textos (na minha opinião) e que te dá muita liberdade. E antes que você me xingue dizendo que ele não possui corretor ortográfico, prepare-se para pagar por esta ofensa! Assim como eu paguei.
Antigamente (não sei até qual edição), o VERO era uma extensão de correção gramatical que você precisava baixar por fora. O que dá muito trabalho para quem não entende dessas coisas, diga-se de passagem. Mas eis que me surpreendo quando, na minha tentativa de instalação, o Libre me informa que, não só já veio com a extensão completa, como veio com nosso maravilhoso dicionário junto. É ou não é para comemorar?
Agora que as dúvidas sessaram, vamos ao que interessa. Objetivo? Deixar seu Office gatão!
IMPORTANTE: Para tornar sua navegação melhor, as imagens foram reduzidas. Você poderá vê-las no tamanho real, e em melhor qualidade, clicando nela.

A primeira coisa que vamos precisar fazer é ir em Ferramentas > Opções.


Note que na abinha de ferramentas há outras opções também. Em personalizar, caso você queira ir depois, você irá editar o menu do topo e teclas de atalho. 
Quando a nova janela se abrir, clique no sinal de + ao lado do nome LibreOffice e vá em Personalização.
Outra janela vai se abrir e nela a mágica acontece!
Clique em Tema Próprio e, em seguida, clique em Selecionar Tema. O LibreOffice usa todos os temas que estão disponíveis para personalizar o Mozilla Firefox, o navegador. Por isso, agora você irá no Mozilla e escolherá seu tema. Clique aqui para facilitar sua vida e ser encaminhado para lá.
Note que, ao abrir, você é presenteado com temas em destaque, mas você pode escolher por categoria, basta navegar pelo menu lateral esquerdo.
Nestas categorias maravilhosas, você poderá escolher algum que muito lhe agrade. No meu caso, eu fui em Filmes e TV e dei de cara com Dobby me sorrindo, então, como fã de HP, acabei escolhendo ele.
Para escolher seu tema, clique no link que leva o nome do tema e espere ser redirecionado. Uma vez que isso acontecer, copie a URL da página.

Agora volte para o Libre e cole o link naquela caixa disponível na nova janela que abrimos ao clicar em Selecionar Tema.
Em seguida, clique em Ir e espere o tema carregar. Você vai saber quando ele carregou assim que a imagem aparecer embaixo.
Quando o tema aparecer, clique nele somente uma vez e depois clique em OK. Aguarde um pouco, pois o Libre irá aplicar o tema. Assim que estiver pronto, ele vai fechar esta janela de seleção por conta própria e vamos voltar para as opções.
Note que, agora que seu tema foi aplicado, a cor dele ficou meio fora de contexto, já que todo o restante é cinza, e os ícones ficaram meio soltos também. Se você quiser continuar otimizando, então continue comigo, caso contrário, já está tudo feito! Basta clicar em Ok e usufruir do seu Libre de cara nova.
Eu não sei você, mas eu gosto de tudo combinando. Inclusive, troquei o tema da minha área de trabalho para que o topo não ficasse mais rosa, mas isso é questão de gosto.

Com seu novo tema instalado, vamos ajustar o restante

Na tela de opções ainda, vá em Cores da Aplicação e troque as cores de Plano de fundo do aplicativo, Limites do objeto e Sombras para a cor predominante do seu tema. No meu caso, é o preto. Todas as outras opções podem ser trocadas também, mas estes três é o que vão impactar o visual.
Clique em Ok e veja o cinza sumir!
Agora restam apenas o ícones, pois estão grandes demais e muito fora de lugar. Acontece que o Libre tem a opção de mudar a aparência, o tamanho e a cor deles usando alguns temas pré-definidos. Então vamos buscar o que melhor encaixa no seu tema.
Ainda em opções, vá em Exibições e em Tamanho do Ícone escolha pequeno. Você também pode optar por reduzir a escala, mas isso será aplicado no Libre todo, exceto no texto do documento.
No meu caso, eu configurei para Pequeno, escala de 100% e Estilo Breeze.
Uffa! Agora terminamos. Mas é óbvio que dá para personalizar mais, mas, para mim, está bem diferente agora!
Se você quiser mais dicas de como personalizar ou trabalhar no LibreOffice, comente aí.

1 comentários:

  1. É lendo um trem desse que sofro por tá sem notebook porque tava louca pra usar esse LIbreOffice, mas no PC de mãe nem tento mexer viu.

    ResponderExcluir